Dificilmente encontrará um açougue vazio a vender carne de qualidade e sem clientes. Isso porque esse é um tipo de negócio muito procurado e que atinge diariamente os mais diversos públicos. Pode ser um verdadeiro sucesso se gerenciado adequadamente. Mas para isso, você precisa saber como montar um açougue pequeno.
No começo, para dar o pontapé inicial no negócio do zero, pode parecer um pouco difícil. Em especial para aqueles que não têm suporte ou amplo conhecimento na área. Mas se tiver o conhecimento de dicas úteis tudo ficará mais fácil, e é muito possível começar a oferecer um bom retorno desde os primeiros meses.
No conteúdo a seguir fornecemos todos os detalhes importantes para quem deseja montar um açougue, mesmo que seja um açougue pequeno. Contudo, além das dicas, é importante se atentar na escolha certa da loja de equipamentos industriais para adquirir os equipamentos necessários para o seu negócio.
Como montar um açougue pequeno?
O Brasil conta com reconhecimento mundial por sua enorme produção de carne. E isso, além de gerar bilhões de dólares para o país, também é uma grande oportunidade para empreendedores. Portanto, se você deseja abrir um negócio, principalmente um açougue, é necessário considerar os seguintes pontos.
Faça um planejamento
Para montar um açougue pequeno de sucesso, é importante fazer um bom plano de negócio. Para isso, é necessário apenas um pedaço de papel e anotar todos os detalhes do seu plano, desde quanto você tem para investir, onde deseja instalar e negócio, quais equipamentos precisa comprar na loja de equipamentos industriais, até quantos funcionários será necessário.
Após elaborado, este documento conta com uma função semelhante a um tipo de guia onde você poderá visualizar todo o cenário do projeto e tomar uma decisão final. Com ele, você entenderá o tamanho do negócio e o que precisa fazer para obter retorno financeiro.
Identifique o público-alvo
Toda abertura de um negócio exige uma avaliação do seu público-alvo — e você não deve ignorar essa etapa só porque pretende montar um açougue pequeno.
Esse perfil terá um papel decisivo na hora de pensar no tipo de açougue que você vai criar, seja um açougue menor e mais simples ou uma butique de carnes que oferece cortes de carne de primeira qualidade.
Para isso, é preciso entender o poder de compra do seu público, e até mesmo os tipos de carne que ele mais consome. Isso também irá ajudá-lo a encontrar o local ideal para o seu negócio e montar uma estrutura adequada.
Se atente ao ponto comercial
A seleção do ponto comercial se trata de uma ação fundamental para o sucesso do seu açougue. Pois, isso impacta diretamente na visibilidade, influência e vendas do seu negócio.
Assim, para não errar, procure um local que seja bem movimentado, de alta rotatividade e com acesso facilitado. Além disso, é interessante escolher um local seguro e de alta visibilidade com bons pontos de referência próximos.
Por último, mas com a devida importância, é muito importante se atentar ao valor do aluguel (pois isso afetará sua renda) e avalie a concorrência, em outras palavras, estude se não existem outras empresas que possam prejudicar seus resultados.
Cuide da parte legislativa
Outro foco da abertura de um açougue é a legislação que envolve este tipo de negócio. O ideal é contar com um profissional contábil para te auxiliar nesse momento. Ele irá te fornecer orientações sobre aspectos jurídicos da abertura de empresas, como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e tributação.
Os documentos necessários podem variar de acordo com o tamanho da empresa, mas os mais comuns estão a seguir:
- Alvará de funcionamento;
- Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;
- Inscrição na Junta Comercial de sua cidade;
- Inscrição na Secretaria da Fazenda;
- Registro do CNPJ na Receita Federal;
- Inscrição no Sindicato Patronal;
- Registro na prefeitura para conseguir o alvará de localização.
Mais um ponto muito importante é buscar junto à prefeitura documentação sobre as instalações físicas e a localização da empresa.
Monte uma boa estrutura
Para que você consiga vender uma variedade de produtos interessantes em seu açougue, você precisa considerar seu tamanho e estrutura.
Idealmente, as instalações devem ter pelo menos 70 metros quadrados. Além disso, é de extrema importância considerar a organização, iluminação, decoração, conforto e limpeza do local.
Não apenas isso. Os tetos devem ser forrados, os pisos devem ser de cor clara e as paredes devem ser revestidas com azulejo ou pintura com tinta acrílica lavável, conforme exigido pela Vigilância Sanitária.
Invista nos equipamentos corretos
Os equipamentos para investir em seu açougue varia de acordo com os produtos a serem vendidos e as necessidades diárias. Enfim, você pode conferir a seguir alguns dos equipamentos que são comuns nesse tipo de negócio e que são facilmente encontrados em uma loja de equipamentos industriais:
- Amaciador de carne;
- Balcão em inox;
- Balança eletrônica;
- Câmara fria;
- Computador;
- Freezer;
- Máquina de embalar a vácuo;
- Maquininha de cartão;
- Mesa de corte;
- Moedor;
- Serra fita;
- Telefone;
- Utensílios de cozinha (facas, garfos, etc.).
Priorize a compra de equipamentos novos, se puder, pois isso ajuda muito em termos de durabilidade, saneamento e produtividade. Se for muito pesado para você, não há problema em investir em equipamentos usados, o único problema aqui é que você verifique e certifique-se de que estão em boas condições de uso e de funcionamento.
Ter uma equipe de trabalho adequada é importante
Junto com todos os equipamentos necessários, saber como montar um açougue também envolve escolher a equipe que vai trabalhar. É necessário contratar profissionais que trabalham no balcão para preparar e manusear a carne. Nesse caso, é importante que tenham boa experiência no processamento de carnes e saibam identificar a procedência, assim como a qualidade da carne.
Também é muito importante treiná-los para limpar adequadamente equipamentos e locais de trabalho. Mas isso não é suficiente. O que a torna especial é a contratação de pessoas simpáticas e que condizem com a imagem da empresa. Afinal, você não pode ter funcionários trabalhando sem vontade durante todo o fluxo de trabalho. Isso prejudica o nível de satisfação do cliente.