Categorias
Saúde

Como a criatividade afeta positivamente sua saúde

Pintura de menina

A criatividade nos ajuda a perceber o mundo de maneiras novas e diferentes. Ajuda-nos a criar obras de beleza, resolver problemas e refrescar o corpo e a mente.

Quando você está se divertindo, está impactando positivamente sua saúde.

A criatividade melhora sua saúde mental

Durante uma pandemia, você precisa fazer uma pausa mental em relação aos eventos atuais e ao ciclo interminável de notícias. Expressar-se por meio de atividades artísticas e criativas é como uma receita para sua saúde mental.

Pesquisas realizadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e em outros lugares mostraram inequivocamente que o estresse e a ansiedade dispararam desde o advento do COVID-19. O uso da criatividade foi comprovado em extensas pesquisas para aliviar o estresse e a ansiedade.

De acordo com a Cleveland Clinic, a criatividade também ajuda a diminuir a vergonha, a raiva e a depressão sentidas por aqueles que passaram por traumas.

O Centro Médico Militar Nacional Walter Reed tem um programa de terapia de arte para soldados com PTSD. Os veteranos costumam ter dificuldade para expressar seu trauma verbalmente. Mas a gerente de arte-terapia Tammy Shella, PhD, ATR-BC diz que, “Por meio da arte-terapia, os pacientes podem transmitir como se sentem realmente por dentro e revelar coisas que não se sentiam confortáveis ​​em compartilhar com o mundo”. 1

A criatividade coloca você em um estado de fluxo

Você já esteve tão imerso em escrever em seu diário, criando cartões postais com suas fotos recentes ou dançando com sua banda favorita que perdeu a noção do tempo?

Estar “na zona”

O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, um dos cofundadores da psicologia positiva, chama isso de “estado de fluxo”. Durante este tempo, você está focado com atenção ideal em uma tarefa ou atividade. Às vezes é chamado de estar na zona .

Este é um estado excelente e freqüentemente eufórico de se estar. Nesse estado, ficamos mais conscientes e relaxados. Isso permite que nos sintamos mais positivos e traz uma sensação de realização.

Pessoas que experimentam o fluxo relatam níveis mais elevados de criatividade, produtividade e felicidade.

Como aumentar sua criatividade

Talvez não nos consideremos artistas ou inovadores treinados para apresentar ideias novas e ousadas. No entanto, as principais características dos inovadores incluem energia, inteligência e disciplina, que todos temos em quantidades variáveis.

Embora possamos não ser artistas ou inovadores de profissão, isso não significa que não possamos explorar maneiras de expandir nossa criatividade. Todos nós temos a capacidade de nos expressar e de pensar em maneiras alternativas de ver as coisas.

A boa notícia para aqueles de nós que não se destacaram na arte durante a infância é que os efeitos benéficos acontecem durante o processo da arte – não é baseado no produto final.

Laurel Healy, LCSW diz, “Envolver-se em um processo criativo, como cantar, dançar, pintar ou desenhar, traz benefícios para o corpo inteiro. Quando nos concentramos em algo que é desafiador e / ou divertido, fazemos novas neuropatias, aumentando a conectividade no cérebro. O aumento da conectividade, especialmente no córtex pré-frontal esquerdo do cérebro, nos torna mais resilientes emocionalmente de uma forma semelhante ao que ocorre quando meditamos. A liberação de dopamina traz uma maior sensação de bem-estar, bem como maior motivação. ”

Desenhar ou pintar 

Megan Carleton, conselheira de saúde mental e terapeuta de arte, trabalhou com pacientes com doença de Alzheimer e pacientes com outras doenças no Mass General Cancer Center. Em uma edição recente do boletim Harvard Women’s Health Watch, ela falou sobre o poder curativo da arte. 2

Portanto, não pense que é apenas uma atividade secundária. Um crescente corpo de pesquisas demonstra que atividades como desenhar e pintar podem aliviar o estresse e a depressão.

Atividades artísticas têm sido associadas à melhoria da memória e resiliência em idosos, até mesmo ajudando idosos com demência a se reconectar com o mundo. Fazer arte ativamente, em vez de simplesmente apreciar a arte, também tem demonstrado evitar o declínio cognitivo.

Cante ou toque música

A música nos une. De acordo com os pesquisadores, quando nos harmonizamos ou sincronizamos com os outros, temos sentimentos mais positivos em relação a eles. 3  Isso ocorre mesmo que eles não estejam na mesma sala.

Cantar aumenta os níveis de oxitocina em cantores amadores e profissionais. Se você não gosta de cantar, gosta de apenas ouvir música? Simplesmente ouvir música libera oxitocina. A música afeta diretamente os níveis de oxitocina e a oxitocina afeta nossa capacidade de confiar e nos conectar socialmente com os outros.

Dança

Durante a pandemia, algumas pessoas vão a bailes virtuais. Você pode querer se juntar a um. Dançar não é apenas divertido, é realmente muito bom para você se mover com a música.

Estudos mostraram que a dança alivia a ansiedade, melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama e diminui o risco de demência para idosos que dançam regularmente.

O que surpreende na pesquisa é que o benefício não se deveu apenas ao exercício físico. Em comparação com outras formas de exercício, dançar foi o único exercício que fez diferença. 4

Toque

Embora brincar ou contar histórias possa parecer momentâneo, há benefícios psicológicos e de desenvolvimento que se acumulam e são duradouros.

Jennifer A. Perry, ex-vice-presidente mundial de publicações na Sesame Workshop e diretora executiva da Perry Educational Projects Consulting, aponta os benefícios de longo prazo das atividades lúdicas e criativas. 

Ela diz: “Ao explorar a imaginação e a criatividade por meio da arte, contação de histórias, jogos interativos, música e todos os tipos de brincadeiras, as crianças aprendem habilidades para a vida toda. Algumas dessas habilidades incluem: como se expressar, comunicar-se com os outros, resolver problemas, desenvolver-se -confiança, aprecie as diversas ideias e culturas e encontre coisas que os façam sentir-se realizados e felizes. “

Brincar não é só coisa de criança. Também é benéfico para adultos. O site do National Institute for Play destaca a pesquisa que já existe em jogo: “Uma grande quantidade de pesquisas científicas existentes – de neurofisiologia, psicologia do desenvolvimento e cognitiva, ao comportamento de brincar com animais e biologia evolutiva e molecular – contém dados valiosos sobre a brincadeira. A pesquisa existente descreve padrões e estados de jogo e explica como o jogo molda nossos cérebros, cria nossas competências e lastre nossas emoções. ” 5

Pesquisas em outros lugares nos lembram que todos nós estamos programados pela evolução para brincar.

Passe algum tempo na natureza

Um estudo recente chamado “Criatividade na natureza: melhorar o raciocínio criativo por meio da imersão em ambientes naturais” mostrou como a natureza afetou a criatividade. 6

Um grupo de caminhantes que passou quatro dias imerso na natureza e desconectado de dispositivos tecnológicos aumentou o desempenho em uma tarefa de criatividade / resolução de problemas em 50%.

A natureza neste estudo forneceu estímulos emocionalmente positivos. Ao reduzir o uso de telefones e computadores, os participantes do estudo não estavam alternando tarefas ou multitarefas, atendendo a eventos repentinos, mantendo objetivos de tarefas ou inibindo ações irrelevantes. Portanto, passar um tempo de qualidade na natureza melhorou seus resultados em testes de criatividade.

Portanto, quando você estiver perplexo com os problemas, afaste-se do computador. Ajuda a pensar criativamente sobre soluções e opções alternativas ao caminhar no jardim ou caminhar no parque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *