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5 tratamentos caseiros para falta de ar (dispneia)

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Visão geral

Falta de ar, ou dispneia , é uma condição desconfortável que torna difícil levar ar para os pulmões. Problemas com o coração e os pulmões podem prejudicar a respiração.

Algumas pessoas podem sentir falta de ar repentinamente por curtos períodos de tempo. Outros podem ter a longo prazo – várias semanas ou mais.

À luz da pandemia de COVID-19 em 2020 , a falta de ar tornou-se amplamente associada a esta doença. Outros sintomas comuns de COVID-19 incluem tosse seca e febre.

A maioria das pessoas que desenvolvem COVID-19 apresentam apenas sintomas leves. No entanto, procure atendimento médico de emergência se tiver:

  • Problemas respiratórios
  • aperto persistente em seu peito
  • lábios azuis
  • confusão mental

Se a falta de ar não for causada por uma emergência médica, você pode tentar vários tipos de tratamentos caseiros que são eficazes para ajudar a aliviar essa condição.

Muitos envolvem simplesmente a mudança de posição, o que pode ajudar a relaxar o corpo e as vias respiratórias.

Aqui estão nove tratamentos caseiros que você pode usar para aliviar sua falta de ar:

1. Respiração com lábios franzidos

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Esta é uma maneira simples de controlar a falta de ar. Ajuda a diminuir rapidamente o ritmo da respiração, o que torna cada respiração mais profunda e eficaz.

Também ajuda a liberar o ar que fica preso nos pulmões. Ele pode ser usado a qualquer momento em que você tiver falta de ar, especialmente durante a parte difícil de uma atividade, como se curvar, levantar objetos ou subir escadas.

Para realizar a respiração com os lábios franzidos:

  1. Relaxe os músculos do pescoço e dos ombros.
  2. Respire lentamente pelo nariz por duas contagens, mantendo a boca fechada.
  3. Aperte os lábios como se fosse assobiar.
  4. Expire lenta e suavemente pelos lábios contraídos, contando até quatro.

2. Sentado à frente

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Descansar sentado pode ajudar a relaxar o corpo e tornar a respiração mais fácil.

  1. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão, inclinando ligeiramente o peito para a frente.
  2. Delicadamente, descanse os cotovelos sobre os joelhos ou segure o queixo com as mãos. Lembre-se de manter os músculos do pescoço e dos ombros relaxados.

3. Sentado à frente, apoiado em uma mesa

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Se você tiver uma cadeira e uma mesa para usar, pode achar que esta é uma posição um pouco mais confortável para recuperar o fôlego.

  1. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão, de frente para uma mesa.
  2. Incline o peito ligeiramente para a frente e descanse os braços sobre a mesa.
  3. Descanse a cabeça nos antebraços ou em um travesseiro.

4. De pé com as costas apoiadas

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Ficar de pé também pode ajudar a relaxar o corpo e as vias respiratórias.

  1. Fique perto de uma parede, de costas para a parede, e descanse os quadris na parede.
  2. Mantenha os pés separados na largura dos ombros e descanse as mãos nas coxas.
  3. Com os ombros relaxados, incline-se ligeiramente para a frente e balance os braços à sua frente.

5. De pé com os braços apoiados

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  1. Fique perto de uma mesa ou outra peça de mobília plana e resistente que esteja logo abaixo da altura de seus ombros.
  2. Apoie os cotovelos ou as mãos no móvel, mantendo o pescoço relaxado.
  3. Descanse a cabeça nos antebraços e relaxe os ombros.

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